Sobre o Instituto Ararajuba

O Instituto Ararajuba, fundado em 1º de maio de 2023, tem alcançado resultados notáveis em seus quase dois anos de existência. Nesse período, já promoveu duas edições do Festival Canção da Transamazônica (FECANT) e uma edição do Projeto Encantos do Xingu (PEXIN)

 

Missão

Produzir, agregar valor e transformar a região do Xingu em uma vitrine sócio-cultural do Estado do Pará, de forma a ser reconhecida nacional e internacionalmente pelo impacto positivo gerado a cada projeto executado com práticas sustentáveis, criativas e inovadoras integradas à sociedade.

Nossa abordagem de intervenção

1. Promoção da Arte e Cultura:

Incentivar a defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, além de difundir a arte como meio de integração social.

2. Meio Ambiente e Sustentabilidade:

Trabalhar na defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável.

3. Parcerias e Projetos:

Desenvolver parcerias com órgãos públicos e privados para promover projetos por meio de recursos próprios ou convênios.

4. Educação e Inclusão Social:

Oferecer educação em artes com o intuito de promover a cidadania e a inclusão social, desenvolvendo a autoestima de crianças, adolescentes e adultos.

5. Fomento ao Turismo e Cultura:

Criar programas que promovam o turismo, a cultura alimentar, a inclusão digital e a divulgação de talentos artísticos das comunidades paraenses.

6. Eventos Culturais:

Organizar festivais, cursos, palestras, congressos, simpósios e conferências.

Nossos Projetos

Fecant

O Festival Canção da Transamazônica (FECANT) é uma celebração cultural anual que une música, arte, educação, turismo, natureza, sustentabilidade e povos originários do Xingu. Reconhecido como Patrimônio Imaterial de Natureza Cultural do Pará em sua 10ª edição (2024), o objetivo do FECANT é promover a valorização da música, da cultura e do empreendedorismo na região da Transamazônica, com um foco especial na inclusão social e no fortalecimento das identidades culturais locais. Como um evento de grande relevância para Altamira e para o estado do Pará, o FECANT busca fomentar a música e a cultura regional, promover a inclusão social e a educação, e apoiar o bem-estar das famílias.

Pexin

O objetivo do Projeto Encantos do Xingu (PEXIN) é democratizar o acesso à arte e à educação em comunidades urbanas e ribeirinhas da região do Xingu. O projeto busca promover a inclusão social e cultural por meio de atividades artísticas, como aulas de flauta doce, canto e audiovisual. Além disso, garante que crianças e jovens tenham uma experiência educacional acessível e enriquecedora, fornecendo materiais didáticos gratuitos, transporte (terrestre e fluvial) e alimentação durante as aulas nas escolas públicas. Com essa iniciativa, o PEXIN visa não apenas desenvolver habilidades artísticas, mas também fortalecer a identidade cultural local e contribuir para a formação de cidadãos mais engajados e preparados para o futuro.

Caravana Solidária

O objetivo do Projeto Caravana Solidária (2019) foi promover a inclusão produtiva e o fortalecimento comunitário nos reassentamentos urbanos de Altamira, oferecendo capacitação e geração de renda para as famílias reassentadas. Por meio de oficinas de geleia artesanal, audiovisual e aquaponia, o projeto buscou: Estimular o empreendedorismo, capacitar jovens e adultos em técnicas audiovisuais e promover práticas sustentáveis, ensinando aquaponia (sistema integrado de cultivo de peixes e hortaliças), como uma alternativa viável para segurança alimentar e desenvolvimento sustentável. Dessa forma, a Caravana Solidária não apenas ofereceu aprendizado prático, mas também incentivou a autonomia das famílias reassentadas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a integração social nesses novos espaços.